Pular para o conteúdo principal

AS VESTES TRÁGICAS DA ATUALIIDADE– 205ª COMUNICAÇÃO

                               Diante de tantas tragédias, mundiais e regionais, em que a busca de soluções só tem agravado a intensidade do perigo de uma catástrofe de proporção avassaladora, me surgiu a intuição de pesquisar na Bíblia o que se passa na judiada terra: fome, desemprego, desigualdade social, crimes hediondos, dolorosa onda de imigrantes pedindo por socorro, em aventuras que têm deixado milhares de mortes em sucessivos naufrágios e pânico para as nações. E tantas outras situações que atentam contra a liberdade dos que vão em busca de refúgio para fugir de bárbaras perseguições. 

              O que se passa no Rio Grande do Sul, de temeridade, abala o inconsciente da população que se sente impotente para cumprir o compromisso com a vida.

            Diante de tantas tragédias, vejamos o que dizem os evangelistas: 

          No livro Apocalipse, do Apóstolo São João, há uma narrativa que surpreende pelo emprego de uma palavra, que só é empregada uma única vez, mas como força de expressão que nos leva a uma profunda reflexão: ARMAGEDOM. “E os congregaram no lugar em que em hebreu se chama Armagedom.”(Ap 16:16).

            “E houve vozes e trovões e relâmpagos e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este grande terremoto.’(Ap. 16:18)

 

Sermões Proféticos

            Os três outros evangelistas, assim se expressaram:

            Mateus: “Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? (Mt. 24:3).

            “Acautelai-vos, que ninguém vos engane” (Mt. 24:4)

            “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. “(Mt. 24:5)

“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. “(Mt. 24:6) “

            “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.”(Mt. 24:7)

            “E surgirão muitos falsos profetas, se enganarão a muitos. “(Mt. 24:11)

            “Mas aquele que persevera até ao fim será salvo.”(Mt. 24:13)

            “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de ver. “(Mt.24:21)

            

            Lucas: 

      “E dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse (Lc. 21:5)

      “Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que se não deixará pedra sobre pedra, que não seja derribada.”(Lc. 21:6)

   “E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre quando serão pois estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer? “(Lc. 21:7)

   “E quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo.” (Lc. 21:9)

           “Então lhes disse: levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino. (“(Lc. 21:10)

         “E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas e grandes sinais do céu.”(Lc. 21:11)

            “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. “(Lc. 21:25)

            “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.”(Lc. 21:33)

            

            Marcos: “E saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!”(Mc. 13:1)

            “E respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.”(Mc. 13:2)

      “E quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis, porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.”(Mc. 13:7)

          “Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes. Isto será o princípio de dores.” (Mc.13:8)

        “E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou Ei-lo ali; não acrediteis.”(Mc. 13:21)

            “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. “(Mc. 13:22)

            “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.”(Mc. 13:33)

            “E as coisas que vos digo digo-as a todos: Vigiai.”(Mc. 13:37)        

 

ESPERANÇA

       O poder de transmitir mensagem de esperança é a sublime virtude das pessoas espiritualizadas, iluminadas pela chama da fé.

           A esperança é uma dádiva divina que nos permite ir ao encontro do que de melhor é para nosso bem. Vê além do que é, para alcançar o que de melhor será.

     Esperança e Fé superam quaisquer dificuldades que nos impeçam ir ao encontro do sucesso. Quem tem esperança alcança a plena liberdade para estar bem consigo mesmo, nos momentos de exercitar a solidariedade a quem se encontra desprovido dos meios de sobrevivência. Sem esperança vivemos em desespero. 

             São Francisco de Assis, na sua oração, nos lembra: “Onde há desespero, que eu leve a Esperança”.

            Quem tem Esperança é um bilionário no mundo da espiritualidade.

 

NOTA FINAL

            Este Artigo, apesar de se referir a uma realidade que busca despertar para o que vivenciamos, é cercado de mistérios não revelados. Trata-se de uma maneira de comprovar, através de textos bíblicos o que a ciência tradicional não se vê capacitada para contrariar ou confirmar, o que diz os textos bíblicos. O que dizer do avanço da inteligência artificial, que a cada dia, mais se aproxima da inteligência humana, que se curva diante da velocidade que o tempo impõe? O que dizer dos OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) e dos extraterrestres? 

            Assim é, e assim será.

            

            Atenciosamente,

      

      Oto Ferreira Alvares

Comentários

  1. Diante do cenário atual, só nos resta mesmo ter esperança de dias melhores. A nossa impotência nos mostra o quanto somos pequenos e precisamos da força de Deus para seguir o caminho da vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL

  Esta Poesia, escrita num passado distante refere-se a colheita da degradação dos costumes.           NATAL   Chegou dezembro. O ano se esvazia. Renovam-se esperanças do passado. Paira no ar alegres melodias, Evocando os sonhos sepultados.   Vão-se os dias e o Natal já se aproxima. Festas, luzes, tumulto e correria. Neste ambiente de tão ameno clima, O homem se envolve em fantasia.   O interesse mordaz dissipou a fé; A ostentação, em tudo predomina. O feroz consumismo calou até O ateísmo, que ante ele, se inclina.   Entre o profano, o místico e o sagrado, Ocorrem os festejos natalinos. O homem, por esta tríade guiado,  Volta-se novamente ao paganismo.   A árvore de natal, sofisticada, Acabou com sadia tradição.  Papai Noel, figura importada, Cede seu lugar para outra ilusão.   Lembramos do Natal de antigamente, Onde Jesus Menino, pobrezinho, Venerado com amor, ardentemente, No presépio do lar, com mui carinho.   Saúde e esperança por melhores dias, são os nossos votos para que tenhamo

POEMA - ONDE ESTÁ DEUS?

  Em homenagem a um amigo que há muito tempo nos deixou, José F. Alves Filho, uma pérola de poema de sua autoria, que sinto-me no dever de divulgar. A amizade é um dom que nunca se apaga de nossas memórias.  Oto Ferreira Alvares   ONDE ESTÁ DEUS?   Onde está Deus? Pergunta o cientista, Ninguém O viu jamais. Quem Ele é? Responde às pressas o materialista: Deus é somente uma invenção da fé!   O pensador dirá, sensatamente: - Não vejo Deus, mas sinto que Ele existe! A natureza mostra claramente, Em que o poder do Criador consiste.   Mas o poeta dirá, com segurança, De quem afirma porque tem certeza: - Eu vejo Deus no riso da criança, No céu, no mar, na luz da natureza!   Contemplo Deus brilhando nas estrelas, No olhar das mães fitando os filhos seus, Nas noites de luar claras e belas, Que em tudo pulsar o coração de Deus!   Eu vejo Deus nas flores e nos prados, Nos astros a rolar pelo infinito, Escuto Deus na voz dos namorados, E sinto Deus na lágrima do aflito!   Percebo Deus na frase qu

DÚVIDAS EXISTENCIAIS – 204ª COMUNICAÇÃO

                         Estamos passando por um período nebuloso, e ameaçados por constantes ondas de revide da natureza, que se vê solapada tanto na terra quanto no mar. Os reflexos são sentidos no ar, fonte da vida, com temperaturas elevadas, umidade abaixo do normal, tempestades avassaladoras e tantas outras tragédias que influem nas condições mínimas de sobrevivência. O ser humano vem perdendo a noção de seu maior tesouro, que é a sua individualidade, devido a tantas tragédias que engolem vidas e levam famílias ao desespero, ao se verem despojadas de bens que sustentam as condições mínimas de sobrevivência.         Diante de tantas tragédias, mundiais ou regionais, o momento exige o reencontro da individualidade consigo mesmo, que vive nas trevas dos confrontos, veneno que mata a alegria de viver. Dessa realidade macabra surgem os movimentos mundiais e regionais que se destinam a despertar e enfrentar o que de pior pode acontecer. Comentemos sobre um desses movimentos que marcará