Diante de tantas tragédias, mundiais e regionais, em que a busca de soluções só tem agravado a intensidade do perigo de uma catástrofe de proporção avassaladora, me surgiu a intuição de pesquisar na Bíblia o que se passa na judiada terra: fome, desemprego, desigualdade social, crimes hediondos, dolorosa onda de imigrantes pedindo por socorro, em aventuras que têm deixado milhares de mortes em sucessivos naufrágios e pânico para as nações. E tantas outras situações que atentam contra a liberdade dos que vão em busca de refúgio para fugir de bárbaras perseguições.
O que se passa no Rio Grande do Sul, de temeridade, abala o inconsciente da população que se sente impotente para cumprir o compromisso com a vida.
Diante de tantas tragédias, vejamos o que dizem os evangelistas:
No livro Apocalipse, do Apóstolo São João, há uma narrativa que surpreende pelo emprego de uma palavra, que só é empregada uma única vez, mas como força de expressão que nos leva a uma profunda reflexão: ARMAGEDOM. “E os congregaram no lugar em que em hebreu se chama Armagedom.”(Ap 16:16).
“E houve vozes e trovões e relâmpagos e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este grande terremoto.’(Ap. 16:18)
Sermões Proféticos
Os três outros evangelistas, assim se expressaram:
Mateus: “Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? (Mt. 24:3).
“Acautelai-vos, que ninguém vos engane” (Mt. 24:4)
“Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. “(Mt. 24:5)
“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. “(Mt. 24:6) “
“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.”(Mt. 24:7)
“E surgirão muitos falsos profetas, se enganarão a muitos. “(Mt. 24:11)
“Mas aquele que persevera até ao fim será salvo.”(Mt. 24:13)
“Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de ver. “(Mt.24:21)
Lucas:
“E dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse (Lc. 21:5)
“Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que se não deixará pedra sobre pedra, que não seja derribada.”(Lc. 21:6)
“E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre quando serão pois estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer? “(Lc. 21:7)
“E quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo.” (Lc. 21:9)
“Então lhes disse: levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino. (“(Lc. 21:10)
“E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas e grandes sinais do céu.”(Lc. 21:11)
“E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. “(Lc. 21:25)
“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.”(Lc. 21:33)
Marcos: “E saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!”(Mc. 13:1)
“E respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.”(Mc. 13:2)
“E quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis, porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.”(Mc. 13:7)
“Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes. Isto será o princípio de dores.” (Mc.13:8)
“E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou Ei-lo ali; não acrediteis.”(Mc. 13:21)
“Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. “(Mc. 13:22)
“Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.”(Mc. 13:33)
“E as coisas que vos digo digo-as a todos: Vigiai.”(Mc. 13:37)
ESPERANÇA
O poder de transmitir mensagem de esperança é a sublime virtude das pessoas espiritualizadas, iluminadas pela chama da fé.
A esperança é uma dádiva divina que nos permite ir ao encontro do que de melhor é para nosso bem. Vê além do que é, para alcançar o que de melhor será.
Esperança e Fé superam quaisquer dificuldades que nos impeçam ir ao encontro do sucesso. Quem tem esperança alcança a plena liberdade para estar bem consigo mesmo, nos momentos de exercitar a solidariedade a quem se encontra desprovido dos meios de sobrevivência. Sem esperança vivemos em desespero.
São Francisco de Assis, na sua oração, nos lembra: “Onde há desespero, que eu leve a Esperança”.
Quem tem Esperança é um bilionário no mundo da espiritualidade.
NOTA FINAL
Este Artigo, apesar de se referir a uma realidade que busca despertar para o que vivenciamos, é cercado de mistérios não revelados. Trata-se de uma maneira de comprovar, através de textos bíblicos o que a ciência tradicional não se vê capacitada para contrariar ou confirmar, o que diz os textos bíblicos. O que dizer do avanço da inteligência artificial, que a cada dia, mais se aproxima da inteligência humana, que se curva diante da velocidade que o tempo impõe? O que dizer dos OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) e dos extraterrestres?
Assim é, e assim será.
Atenciosamente,
Oto Ferreira Alvares
Diante do cenário atual, só nos resta mesmo ter esperança de dias melhores. A nossa impotência nos mostra o quanto somos pequenos e precisamos da força de Deus para seguir o caminho da vida.
ResponderExcluir