Pular para o conteúdo principal

Cumprimento da Tarefa Missionária

(Quinta Comunicação)

Mosaicos da Sociedade Brasileira (Cont.)             

Cumprimento de uma tarefa missionária

            O presente relato diz respeito ao que vivenciamos como agente passivo. O fato pegou-me tão despreparado para o que vinha acontecer que, ao transcrevê-lo, pergunto ao leitor: Qual seria a sua posição diante do que veio a acontecer? Eu, particularmente, não encontrei outra saída. Nada tenho do que me arrepender. Pelo contrário, este fato despertou-me um sentimento de uma nova visão de vida.  
            Pensei em omitir alguns detalhes sobre este estranho encontro. Mas, para não deixar dúvida quanto ao que se passou, volto ao texto, sem cortes.
             
            “Fui colocado em um banco em frente daquela pessoa tão misteriosa. Ela simplesmente ignorou a minha presença. Continuava a comentar com os seus auxiliares sobre uma “médium da corrente” que acabara de “desencarnar”, vítima de um desastre. Ela havia previsto o acidente e tentara retardar a sua saída do Vale, mas sabia antecipadamente do que estava para acontecer Mas nada poderia ser feito, uma vez que aquela era a sua sina. Estava ali justamente queixando-se da impotência do ser humano diante do destino e, sobretudo, da tristeza de uma clarividente que, como ela, tomava conhecimento antecipado de uma tragédia e não tinha poderes para evitá-la. 
            Foi nesse clima que ela virou para mim e disse inopinadamente: “O que é que te aflige meu filho? Tentei explicar a ela que tinha um problema na mão, quando escrevia. Mal comecei a explicar-lhe, fui interrompido. Mais ou menos assim ela se expressou: “Não é nada disso. Você é um missionário e está falhando. Veio para escrever uns livros para o Brasil, numa época de muita confusão, violência e miséria. Época difícil e de grandes transformações. Você tem muita responsabilidade com o futuro do País. Você não tem o direito de falhar. Você já começou a tarefa e a abandonou. Nem mais se lembra dela. Quando chegar em casa vai procurar, em uma das gavetas de uma escrivaninha onde a sua mulher passa roupa, o que você já começou. Depois volte aqui para eu te orientar. São dezoito páginas datilografadas. Pode ir e não deixe de voltar.”
            Despedi-me e saí dali preocupado e ao mesmo tempo eufórico, repetindo aquela história estranha, de “missionário”, para o meu amigo Clidenor e mais duas outras pessoas que iriam conosco até Sobradinho. Mais parecia sonho do que realidade.
            Naqueles dias eu me encontrava só em minha residência, pois a família tinha ido passar uns dias no interior de Minas Gerais, em nossa terra.
            Quando cheguei em casa, por volta de uma hora, fui instintivamente na segunda gaveta da tal escrivaninha e dela retirei uma pasta de papelão, onde estavam guardados muitos papéis velhos, desses que ficam esquecidos e sem nenhuma razão de permanecerem guardados. Ali se encontrava o que a “Tia Neiva” havia anunciado. Em dezoito páginas de “papel jornal”, já rotos e amarelados pelo tempo, eu tinha desenvolvido um trabalho sobre assistência social, que fizera quando cursava a Academia de Polícia de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no ano de 1968. Tratava-se, inicialmente, de uma tarefa acadêmica com duas páginas, que fazia parte de um trabalho coletivo, onde cada aluno ficara encarregado de escrever sobre determinado assunto. Resolvi, mais tarde, desenvolver o tema naquilo que havia pesquisado. Não identifico nenhuma razão, a não ser por obra do destino, em ter tido aquele procedimento e, muito menos, tê-lo guardado. Lembro-me apenas que um colega, ao ver o rascunho, prontificou-se em datilografá-lo, dizendo-me: “isso dá livro!”.  E nunca mais me lembrei de tal fato.
            O interessante de tudo isso é que, ao tomar conhecimento daqueles “esquecidos escritos” e certificar-me do número de páginas, dezoito, deu-me uma crise de arrepios nos cabelos dos braços. Fui deitar e custei a dormir, pois estava diante de uma experiência totalmente nova e esdrúxula.

            No sábado seguinte fui novamente encontrar-me com a “Tia Neiva”, desta vez na “Casa Grande”. Disse-lhe da dificuldade em escrever sobre assuntos estranhos a minha profissão. Ela apenas me ouvia e pouco falava. Depois de um sofrido monólogo veio a resposta: “Você precisa escrever os tais livros. Os assuntos vão aparecer naturalmente e com o tempo você vai tomar gosto pelo trabalho.” E mais:  eu deveria ir vê-la de vez em quando; caso não pudesse me atender, bastaria apenas mandar avisá-la da minha presença. Deu-me também dois livros de presentes e falou-me que não me convidaria a ingressar no Vale do Amanhecer, porque eu não fazia parte das “falanges da corrente”: “você não é Jaguar, meu filho!”.  Mas que eu teria todo o apoio do “Pai Seta Branca”. E encerrou a conversa: “Tudo vai dar bem, meu filho, depende só de você.”
            “E assim começou uma longa caminhada, que parece não ter fim.”


     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL

  Esta Poesia, escrita num passado distante refere-se a colheita da degradação dos costumes.           NATAL   Chegou dezembro. O ano se esvazia. Renovam-se esperanças do passado. Paira no ar alegres melodias, Evocando os sonhos sepultados.   Vão-se os dias e o Natal já se aproxima. Festas, luzes, tumulto e correria. Neste ambiente de tão ameno clima, O homem se envolve em fantasia.   O interesse mordaz dissipou a fé; A ostentação, em tudo predomina. O feroz consumismo calou até O ateísmo, que ante ele, se inclina.   Entre o profano, o místico e o sagrado, Ocorrem os festejos natalinos. O homem, por esta tríade guiado,  Volta-se novamente ao paganismo.   A árvore de natal, sofisticada, Acabou com sadia tradição.  Papai Noel, figura importada, Cede seu lugar para outra ilusão.   Lembramos do Natal de antigamente, Onde Jesus Menino, pobrezinho, Venerado com amor, ardentemente, No presépio do lar, com mui carinho.   Saúde e esperança por melhores dias, são os nossos votos para que tenhamo

POEMA - ONDE ESTÁ DEUS?

  Em homenagem a um amigo que há muito tempo nos deixou, José F. Alves Filho, uma pérola de poema de sua autoria, que sinto-me no dever de divulgar. A amizade é um dom que nunca se apaga de nossas memórias.  Oto Ferreira Alvares   ONDE ESTÁ DEUS?   Onde está Deus? Pergunta o cientista, Ninguém O viu jamais. Quem Ele é? Responde às pressas o materialista: Deus é somente uma invenção da fé!   O pensador dirá, sensatamente: - Não vejo Deus, mas sinto que Ele existe! A natureza mostra claramente, Em que o poder do Criador consiste.   Mas o poeta dirá, com segurança, De quem afirma porque tem certeza: - Eu vejo Deus no riso da criança, No céu, no mar, na luz da natureza!   Contemplo Deus brilhando nas estrelas, No olhar das mães fitando os filhos seus, Nas noites de luar claras e belas, Que em tudo pulsar o coração de Deus!   Eu vejo Deus nas flores e nos prados, Nos astros a rolar pelo infinito, Escuto Deus na voz dos namorados, E sinto Deus na lágrima do aflito!   Percebo Deus na frase qu

DÚVIDAS EXISTENCIAIS – 204ª COMUNICAÇÃO

                         Estamos passando por um período nebuloso, e ameaçados por constantes ondas de revide da natureza, que se vê solapada tanto na terra quanto no mar. Os reflexos são sentidos no ar, fonte da vida, com temperaturas elevadas, umidade abaixo do normal, tempestades avassaladoras e tantas outras tragédias que influem nas condições mínimas de sobrevivência. O ser humano vem perdendo a noção de seu maior tesouro, que é a sua individualidade, devido a tantas tragédias que engolem vidas e levam famílias ao desespero, ao se verem despojadas de bens que sustentam as condições mínimas de sobrevivência.         Diante de tantas tragédias, mundiais ou regionais, o momento exige o reencontro da individualidade consigo mesmo, que vive nas trevas dos confrontos, veneno que mata a alegria de viver. Dessa realidade macabra surgem os movimentos mundiais e regionais que se destinam a despertar e enfrentar o que de pior pode acontecer. Comentemos sobre um desses movimentos que marcará