Pular para o conteúdo principal

Surgimento de um Novo Orientador


                          (Sexta comunicação)

            Aqui vem outro fato interessante: Com o desenlace da “Tia Neiva”, em 1985, substituindo-a como meu orientador, surgiu outra pessoa, cujo nome verdadeiro não será aqui revelado, mas substituído por outro. Este fato havia sido previsto pela vidente, já há algum tempo, sem fornecer o seu nome.
            Ainda do livro Memória Mística continuaremos a relatar fatos que dizem respeito aos Mosaicos.
            “Cumprimento de uma Tarefa Missionária” 
            “Comecei a escrever os tais livros e cumpria, periodicamente, como uma obrigação, o avistamento com a “Tia Neiva”. As idéias iam chegando e eu as colocava no papel, assim como se fosse um grande rascunho. Não dispunha de muito tempo, pois fazia dois expedientes no Quartel, em funções que muito me absorviam. A qualquer hora estava a escrever, pesquisar e anotar. Anotava tudo que viesse a interessar. Escrevia, assim, tumultuosamente, sem muita ordem. Só sei que em 1982, após escrever e reescrever assuntos tão variados consegui datilografá-los em casa, numa máquina portátil, sem muitos recursos. Desdobrei os assuntos em dois livros e dei-lhes um nome: “Mosaicos da Sociedade Brasileira”, sendo que um tratava de problemas institucionais e, o outro, justamente o das 18 páginas, problemas sociais.”
           
            Em 1983 levei os originais à Editora Coronário, pertencente ao Sr. Olarico. Os originais permaneceram na Editora, aguardando o meu pronunciamento, por um longo período. 
Prossigamos com as transcrições:

Talvez em 1983, ou início de 1984, por indicação de um amigo — Vicente, então proprietário da Papelaria Piloto —, fui a uma clínica de medicina oriental à procura de tratamento da tal “cãibra dos escrivães”, que se acentuava em certos períodos. Àquela altura já havia passado por vários tratamentos — dois psiquiatras, psicólogos, parapsicólogos, neurologistas, centros espíritas — e nada de uma cura definitiva. Fiz tratamento por mais de um ano na Clínica Mens Sana, do Frei Albino, onde me submeti a aparelhos diversos e a psicólogos, além de ter freqüentado dois cursos de parapsicologia. Tudo em vão. Portanto, estava ali a minha tábua da salvação.
            Logo no primeiro dia fui surpreendido pelo Sr.Onarildo, que me chamou pelo nome, sem que jamais o tivesse visto. No segundo dia ficamos a sós em uma sala, enquanto dezenas de pessoas se acotovelavam em um corredor, aguardando a chamada. Postos um em frente do outro, ele relatou-me detalhes inéditos de sua vida para, afinal, concluir: “eu sou um missionário de cura e você, também, é missionário.” Então se referiu aos tais livros, dando detalhes que eu mesmo ignorava. Disse-me que na hora exata de publicá-lo(s) ele me comunicaria. Disse-me, ainda, que continuaria a orientar-me no cumprimento da missão. Perguntei-lhe, então — talvez para minimizar a dúvida com que me encontrava —, o que seria aproveitado daqueles livros, como idéias, para o País. Ao que ele respondeu laconicamente: “Tudo”.
            Correram os anos e chegamos em 1987. Os originais dos livros já estavam há quase quatro anos na editora. De repente, sem nenhum aviso prévio, uma ordem inopinada do Sr Onarildo. O primeiro “Mosaico” deveria ser publicado dentro de uns quinze dias. Liguei para o Sr Alarico sobre a possibilidade de publicá-lo, em tão exíguo espaço de tempo, ao que me respondeu ser tecnicamente impossível. Foi feito, no entanto, o orçamento e, por falta de tempo não passou por uma revisão profissional. Eu mesmo lera os originais na “boneca”, com pouca preocupação em descobrir erros. Resultado: o livro foi publicado em tempo exíguo e, como não poderia deixar de ser, com uma infinidade de erros. De uma tiragem de dois mil livros foram vendidos uns seiscentos, no máximo. Dadas as críticas freqüentes sobre erros, sem a devida apreciação do conteúdo, os livros foram recolhidos das livrarias. Aliás, eu fora avisado pelo Sr Onarildo de que deveria estar preparado para as críticas, pois estas viriam em grande quantidade. Hoje, decorridos mais de vinte anos, sou capaz de compreender o “porquê” daquela precipitação. As idéias básicas estão ali plantadas. Era preciso dar o primeiro passo. Os erros e falhas editoriais seriam corrigidos numa outra edição. Além do mais, era preciso plantar uma semente e o tempo do plantio era aquele. Trata-se do livro “Mosaico da Sociedade Brasileira, Problemas Institucionais e Sugestões - Editora Verano, Brasília, 1987.”
            Uns dois anos mais tarde, em 1989, fui avisado pelo Sr Onarildo  de que deveria escrever mais um livro. Apenas pensava que o tal livro a ser escrito seria aquele que já estava na editora. O das 18 páginas referido pela “Tia Neiva”. Neste momento fui surpreendido com uma resposta ao pensamento, dizendo-me que não se tratava do livro que eu estava pensando, mas de outro a ser escrito. E como prova de como esse seria importante, eu escreveria uma página e teria a sensação de que ela não fora escrita por mim. E mais: que apesar de estar muito confuso, saberia perfeitamente o que escrever, não havendo motivos para preocupações. 
            Saí dali desanimado, pois a essa altura, depois de vivenciar o “fracasso” do primeiro livro e a impossibilidade de publicar o segundo, já há muito no prelo, ainda deveria escrever um terceiro!
            A primeira ideia que tive foi a de fazer uma síntese dos dois livros já escritos. Iniciei o trabalho e as idéias vieram numa quantidade crescente.
            Dessa época guardo recordações interessantes:
            Citarei duas delas:    
 A primeira é que de fato escrevera uma página e não me lembrava de tê-la escrito.Nada tinha demais, simplesmente não me recordava e, apesar de ter sido escrito à mão, com minha letra, não era capaz de identificar o conteúdo da página como de minha autoria.
            A segunda, é que tinha escrito um capítulo e queria transportá-lo de lugar, incluindo-o em outra parte (o livro é subdivido em partes e capítulos). Estava indeciso e não sabia a quem recorrer, pois se tratava de uma questão técnica. Podia ou não fazê-lo? Resolvi, então, procurar o Sr Onarildo e lhe pedir uma orientação. Pura decepção! Queria lhe falar e ele não queria me ouvir. Diante daquela situação incômoda resolvi acompanhá-lo no atendimento aos clientes. Ele na frente e eu atrás. De repente ele virou para mim e disse: “Está certo. Pode passar o capítulo escrito de um lugar para o outro. Você está bem assistido.” Nem é preciso dizer que saí dali confuso, sem jamais poder compreender uma resposta a uma pergunta que não chegou a ser feita!
            Na próxima comunicação continuaremos com fatos enigmáticos que determinaram novos rumos em minha vida.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL

  Esta Poesia, escrita num passado distante refere-se a colheita da degradação dos costumes.           NATAL   Chegou dezembro. O ano se esvazia. Renovam-se esperanças do passado. Paira no ar alegres melodias, Evocando os sonhos sepultados.   Vão-se os dias e o Natal já se aproxima. Festas, luzes, tumulto e correria. Neste ambiente de tão ameno clima, O homem se envolve em fantasia.   O interesse mordaz dissipou a fé; A ostentação, em tudo predomina. O feroz consumismo calou até O ateísmo, que ante ele, se inclina.   Entre o profano, o místico e o sagrado, Ocorrem os festejos natalinos. O homem, por esta tríade guiado,  Volta-se novamente ao paganismo.   A árvore de natal, sofisticada, Acabou com sadia tradição.  Papai Noel, figura importada, Cede seu lugar para outra ilusão.   Lembramos do Natal de antigamente, Onde Jesus Menino, pobrezinho, Venerado com amor, ardentemente, No presépio do lar, com mui carinho.   Saúde e esperança por melhores dias, são os nossos votos para que tenhamo

POEMA - ONDE ESTÁ DEUS?

  Em homenagem a um amigo que há muito tempo nos deixou, José F. Alves Filho, uma pérola de poema de sua autoria, que sinto-me no dever de divulgar. A amizade é um dom que nunca se apaga de nossas memórias.  Oto Ferreira Alvares   ONDE ESTÁ DEUS?   Onde está Deus? Pergunta o cientista, Ninguém O viu jamais. Quem Ele é? Responde às pressas o materialista: Deus é somente uma invenção da fé!   O pensador dirá, sensatamente: - Não vejo Deus, mas sinto que Ele existe! A natureza mostra claramente, Em que o poder do Criador consiste.   Mas o poeta dirá, com segurança, De quem afirma porque tem certeza: - Eu vejo Deus no riso da criança, No céu, no mar, na luz da natureza!   Contemplo Deus brilhando nas estrelas, No olhar das mães fitando os filhos seus, Nas noites de luar claras e belas, Que em tudo pulsar o coração de Deus!   Eu vejo Deus nas flores e nos prados, Nos astros a rolar pelo infinito, Escuto Deus na voz dos namorados, E sinto Deus na lágrima do aflito!   Percebo Deus na frase qu

DÚVIDAS EXISTENCIAIS – 204ª COMUNICAÇÃO

                         Estamos passando por um período nebuloso, e ameaçados por constantes ondas de revide da natureza, que se vê solapada tanto na terra quanto no mar. Os reflexos são sentidos no ar, fonte da vida, com temperaturas elevadas, umidade abaixo do normal, tempestades avassaladoras e tantas outras tragédias que influem nas condições mínimas de sobrevivência. O ser humano vem perdendo a noção de seu maior tesouro, que é a sua individualidade, devido a tantas tragédias que engolem vidas e levam famílias ao desespero, ao se verem despojadas de bens que sustentam as condições mínimas de sobrevivência.         Diante de tantas tragédias, mundiais ou regionais, o momento exige o reencontro da individualidade consigo mesmo, que vive nas trevas dos confrontos, veneno que mata a alegria de viver. Dessa realidade macabra surgem os movimentos mundiais e regionais que se destinam a despertar e enfrentar o que de pior pode acontecer. Comentemos sobre um desses movimentos que marcará