Pular para o conteúdo principal

Realidade e Misticidade-2

                                                                                   59ª Comunicação
Realidade: Como não poderia deixar de ser, a partir do momento em que fui comunicado de que deveria escrever livros destinados ao País (ver última comunicação) houve um dilúvio na minha vida. Sob o ponto de vista da realidade e não da misticidade, farei um breve relato do que comigo se passou e das coincidências que se acentuam a cada dia.
            Não é fácil expor uma situação de conflito interno, quando assumimos um compromisso que não admite ser contraditado, sobretudo tendo em vista comparações que nada têm a ver com os antecedentes que compuseram uma tarefa missionária, cujo envolvimento não dependeu de avaliação de motivos impregnados de interesses, sejam eles quais fossem. No entanto, tratava de uma realidade que, queiramos ou não, antecipava fatos que poderiam agravar ainda mais o já deplorável estado de anomia a que chegamos. Para quem se vê na obrigação de falar de si próprio, mesmo contrariando o seu modo de ser e ver as coisas, é constrangedor expor-se em assuntos que estão muito além de suas condições de vida.
O que aqui exponho é como se fosse uma catarse que tenta chamar a atenção para um provável rompimento dos laços que compõem a rede institucional que dá sustentação ao Estado. O momento atual, de tantas mazelas expostas, exige sugestões independentes, não contaminadas por ideologias ou interesses políticos. No entanto, o que me aturde a consciência é que este estado de calamidade que presenciamos, fora anunciado por precognições, há tanto tempo.
Não podemos ignorar certos fatos que estão fugindo do controle. No dia 13 de maio, em que se comemora a Abolição da Escravatura, Lei Áurea (Lei Imperial Nº 3353/1888), um ato humano que iria repercutir intensamente no futuro do País, passou quase despercebido, ou pior ainda, sob o pesadelo da continuação de fatos temerosos que estamos vivenciando. A violência campeia solta: no Rio de Janeiro, no dia 13 de maio, 158 ônibus foram depredados, provenientes de uma greve dos rodoviários que discordam das decisões emanadas do Sindicato que deveria representá-los, o que é um péssimo sinal, o rompimento com o princípio da representatividade sindical. Em São Paulo, nove carros foram queimados no estacionamento de uma Delegacia de Polícia; professores protestam com marchas de desagravos; outras categorias ameaçam entrar em greve, isso, a menos de um mês para o início da Copa. Mas não é só: no dia 14, mais 18 ônibus foram depredados no Rio de Janeiro. Em Pernambuco, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, em greve considerada ilegal pela Justiça, proporcionaram um estado de calamidade pública, com onda de saques a supermercados e arrastões, além do aumento desproporcional de homicídios. Os movimentos contrários à Copa do Mundo alastram pelas cidades sedes e tornam motivos de segurança nacional. Juntando-se aos movimentos reivindicatórios transformam-se em atos violentos, saques e paralisações do trânsito. Os black bloks estão de volta. A propaganda política antecipada é pura demonstração de revanchismo. Está se tornando um ingrediente a mais para desnudar as fragilidades institucionais, corroídas por vícios que facilitam crimes de lesa-pátria.
Tenho experiência de como é difícil querer, por conta própria, expor ideias que não se coadunam com o momento apreciado. Referir-se ao futuro, torna-se uma impropriedade, ainda mais em assuntos místicos. É próprio de nossa cultura “deixar como está para ver como fica.” Dadas às coincidências presenciadas levei a sério uma tarefa missionária advinda de precognições, embora nunca me considerasse em condições para tal. O fato é que não tive outra saída. É isso que tento demonstrar.

Misticidade: “Há certos acontecimentos que são primazia do destino ou fazem parte dos planos de Deus e aquelas pessoas que a eles se atrelam, não o fazem por convicção nem tampouco por vontade própria. Parece ser instrumentos ou peças de um mecanismo invisível e pouco compreendido, que se colocam aquém e além, abaixo e acima das faculdades interpretativas do ser humano.”  (4ª Comunicação – 21/03/2013)     
Continuemos com a sequência do que venho narrando:
“No sábado seguinte fui novamente encontrar-me com a “Tia Neiva”, desta vez na “Casa Grande”, sua residência. Disse-lhe da dificuldade em escrever sobre assuntos estranhos a minha profissão. Ela apenas me ouvia e pouco falava. Depois de um sofrido monólogo veio a resposta: “Você precisa escrever os tais livros. “Os assuntos vão aparecer naturalmente e, com o tempo, você vai tomar gosto pelo trabalho. E mais: eu deveria avistar-me com ela, de vez em quando; caso não pudesse me atender, bastaria apenas mandar avisá-la da minha presença. Deu-me também dois livros de presentes e falou-me que não me convidaria a ingressar no Vale do Amanhecer, porque eu não fazia parte das “falanges da corrente”: “Você não é Jaguar, meu filho!”. Mas que eu teria todo o apoio de “Pai Seta Branca”. E encerrou a conversa: “Tudo vai dar bem, depende só de você.” (5ª comunicação – 23 de março de 2013).
“Comecei a escrever os tais livros e cumpria, periodicamente, como uma obrigação, o encontro com a “Tia Neiva”. As ideias iam chegando e eu as colocava no papel, assim como se fosse um grande rascunho. Não dispunha de muito tempo, pois fazia dois expedientes no Quartel, em funções que muito me absorviam. A qualquer hora estava a escrever, pesquisar e anotar. Anotava tudo que viesse a interessar. Escrevia, assim, tumultuosamente, sem muita ordem. Só sei que em 1983, após escrever e reescrever assuntos tão variados consegui datilografá-los em casa, numa máquina portátil, sem muitos recursos. Desdobrei os assuntos em dois livros e dei-lhes um nome: “Mosaicos da Sociedade Brasileira”, sendo que um tratava de problemas institucionais e, o outro, justamente o das 18 páginas previstas pela “Tia Neiva”, sobre problemas sociais.” (6ª Comunicação, 28 de março de 2013).
            Um fato interessante: A partir do momento em que os dois livros ficaram prontos, comuniquei à Tia Neiva este fato. Foi a última vez que a visitei. Não me lembro bem o ano, talvez início de 1984. Por esta ocasião, já bastante debilita e já prevendo o que estava por vir, comunicou-me que outra pessoa a substituiria como meu orientador. Não se referiu a nome e nem como isso se daria. Hoje, passados tantos anos presumo que, aproveitando daquela ocasião, dei a ela conhecimento da conclusão dos “tais livros”, ao que mais uma vez lembrou-me da importância de prosseguir no cumprimento da tarefa missionária. Foi uma despedida de agradecimento pelas orientações recebidas. E também um marco na minha vida, um “antes e depois”, que me acompanharia para sempre. Nunca me esquecerei de suas palavras, ditas mais de uma vez: Você tem muita responsabilidade com o futuro do País.        
             O que veremos a partir de agora refere-se a um tempo de muitas experiências comprobatórias de precognições que viriam a se confirmar, feitas por “Tia Neiva” e outros tantos videntes, sempre anotadas e transcritas em livros, para futuras comparações. A memória é fraca. O que está escrito permanece.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL

  Esta Poesia, escrita num passado distante refere-se a colheita da degradação dos costumes.           NATAL   Chegou dezembro. O ano se esvazia. Renovam-se esperanças do passado. Paira no ar alegres melodias, Evocando os sonhos sepultados.   Vão-se os dias e o Natal já se aproxima. Festas, luzes, tumulto e correria. Neste ambiente de tão ameno clima, O homem se envolve em fantasia.   O interesse mordaz dissipou a fé; A ostentação, em tudo predomina. O feroz consumismo calou até O ateísmo, que ante ele, se inclina.   Entre o profano, o místico e o sagrado, Ocorrem os festejos natalinos. O homem, por esta tríade guiado,  Volta-se novamente ao paganismo.   A árvore de natal, sofisticada, Acabou com sadia tradição.  Papai Noel, figura importada, Cede seu lugar para outra ilusão.   Lembramos do Natal de antigamente, Onde Jesus Menino, pobrezinho, Venerado com amor, ardentemente, No presépio do lar, com mui carinho.   Saúde e esperança por melhores dias, são os nossos votos para que tenhamo

POEMA - ONDE ESTÁ DEUS?

  Em homenagem a um amigo que há muito tempo nos deixou, José F. Alves Filho, uma pérola de poema de sua autoria, que sinto-me no dever de divulgar. A amizade é um dom que nunca se apaga de nossas memórias.  Oto Ferreira Alvares   ONDE ESTÁ DEUS?   Onde está Deus? Pergunta o cientista, Ninguém O viu jamais. Quem Ele é? Responde às pressas o materialista: Deus é somente uma invenção da fé!   O pensador dirá, sensatamente: - Não vejo Deus, mas sinto que Ele existe! A natureza mostra claramente, Em que o poder do Criador consiste.   Mas o poeta dirá, com segurança, De quem afirma porque tem certeza: - Eu vejo Deus no riso da criança, No céu, no mar, na luz da natureza!   Contemplo Deus brilhando nas estrelas, No olhar das mães fitando os filhos seus, Nas noites de luar claras e belas, Que em tudo pulsar o coração de Deus!   Eu vejo Deus nas flores e nos prados, Nos astros a rolar pelo infinito, Escuto Deus na voz dos namorados, E sinto Deus na lágrima do aflito!   Percebo Deus na frase qu

DÚVIDAS EXISTENCIAIS – 204ª COMUNICAÇÃO

                         Estamos passando por um período nebuloso, e ameaçados por constantes ondas de revide da natureza, que se vê solapada tanto na terra quanto no mar. Os reflexos são sentidos no ar, fonte da vida, com temperaturas elevadas, umidade abaixo do normal, tempestades avassaladoras e tantas outras tragédias que influem nas condições mínimas de sobrevivência. O ser humano vem perdendo a noção de seu maior tesouro, que é a sua individualidade, devido a tantas tragédias que engolem vidas e levam famílias ao desespero, ao se verem despojadas de bens que sustentam as condições mínimas de sobrevivência.         Diante de tantas tragédias, mundiais ou regionais, o momento exige o reencontro da individualidade consigo mesmo, que vive nas trevas dos confrontos, veneno que mata a alegria de viver. Dessa realidade macabra surgem os movimentos mundiais e regionais que se destinam a despertar e enfrentar o que de pior pode acontecer. Comentemos sobre um desses movimentos que marcará